Buscar
  • Ocupa Beauvoir

Ocupa Beauvoir seleciona ilustradoras para exposição multimídia

Trabalhos podem ser enviados até 15 de fevereiro e irão compor a mostra Ocupa Minas

A Ocupa Beauvoir, coletivo criada para valorizar a presença das mulheres na literatura, lança, em 2020, uma ação especial: a exposição interativa e itinerante Ocupa Minas, com homenagem a 10 escritoras mineiras em uma exposição inédita. Para começar, está aberta uma convocatória para ilustradoras. As interessadas em participar da seleção podem enviar o portifólio até o dia 15 de fevereiro através do site do projeto www.ocupabeauvoir.com/.

As ilustradoras selecionadas deverão criar, a partir de elementos enviados pela produção do projeto, homenagens às autoras selecionadas. Depois de prontas, as homenagens em cartazes, estarão disponíveis na exposição multimídia, que ocorrerá na Biblioteca Municipal Centenário, em Poços de Caldas (MG), cidade escolhida como sede do projeto e depois passará pelas escolas estaduais David Campista e Padrão.

A seleção das autoras para a Ocupa Minas será feita a partir de curadoria entre a idealizadora do projeto, Leila Vilhena, e a jornalista especializada em literatura escrita por mulheres, Jéssica Balbino. Ao todo, 10 autoras nascidas no estado de Minas Gerais serão celebradas na instalação, que além de contar um pouco da história de vida de cada uma e da obra, trará entrevistas, leituras na voz das autoras e cartazes disponíveis para doação ao público.

“Estamos muito felizes de poder homenagear escritoras mineiras nessa nova série de cartazes, onde vamos dar destaque a escritoras contemporâneas. Queremos selecionar através da chamada uma pluralidade não só de traços, mas de mulheres de diversas regiões do Brasil, com suas diferentes linguagens e influências de um Brasil tão grande e criativo”, diz Leila Vilhena

Sobre a Ocupa Beauvoir


A Ocupa Minas é um projeto que conta com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e acontece durante o ano de 2020 em Poços de Caldas, com patrocínio do DME e apoio do Acervo Móvel. A Ocupa Beauvoir é um coletivo criada em 2018 como um movimento de apoio e fomento ao ativismo contra a desigualdade de gênero no mercado literário, dedicado a estimular o uso de arte urbana como manifesto e também como meio de acesso a leitura de escritoras mulheres.


Em 2019, a Ocupa Beauvoir realizou uma série com mulheres ativistas pelos direitos de outras mulheres assassinadas pelo Estado. Com o nome “de Rosa Luxemburgo à Marielle Franco: quem mandou matar?”, o projeto foi exposto na Festa Literária de Paraty, a Flip e teve distribuição gratuita de cartazes, bem como leituras das cartas escritas a estas mulheres pelas autoras convidadas. As cartas e ilustrações podem ser vistas no link http://margens.com.br/ocupa-beauvoir/


Além disso, no ano em que foi criado, foi selecionado pelo programa Laboratório de Inovação Cidadã, promovido pela Secretaria Íbero-americana, em Rosário, Argentina. Para 2019 o movimento feminista pretende ainda promover intervenções urbanas inspiradas em escritas mineiras e mulheres da ciência e da tecnologia.ção, corpo, política, velhice, ancestralidade, etc.

144 visualizações

Posts recentes

Ver tudo