Buscar
  • Ocupa Beauvoir

Ocupa Beauvoir divulga lista de ilustradoras e escritoras selecionadas





Ilustrações em homenagem a 10 escritoras mineiras vão integrar a Ocupa Minas

A Ocupa Beauvoir, coletivo criada para valorizar a presença das mulheres na literatura, divulga a lista de ilustradoras e de escritoras escolhidas para as homenagens na exposição interativa e itinerante Ocupa Minas. A proposta é construir uma mostra inédita, valorizando os trabalhos de 10 autoras mineiras, ilustradas por 10 artistas selecionadas via edital.


De diferentes estados brasileiros, as ilustradoras selecionadas via edital vão criar, a partir de elementos enviados pela produção do projeto, homenagens às autoras selecionadas. Depois de prontas, as homenagens em cartazes, estarão disponíveis na exposição multimídia, que ocorrerá na Biblioteca Municipal Centenário, em Poços de Caldas (MG), cidade escolhida como sede do projeto e depois passará pelas escolas estaduais David Campista e Padrão.

“Nosso intuito, com a seleção das ilustradoras, foi incorporar diversidade ao projeto, por isso, escolhemos mulheres com traços diferentes e também de diferentes cidades e estados brasileiros”, disse Leila Vilhena, idealizadora da Ocupa Beauvoir.


Seleção de autoras mineiras


Já a seleção das 10 autoras para a Ocupa Minas foi feita através de uma curadoria entre Leila Vilhena e a jornalista especializada em literatura escrita por mulheres, Jéssica Balbino. Foram escolhidas autoras como Ana Maria Gonçalves, Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, Nívea Sabino, Lorena Otero, Madu Costa, Adriane Garcia, Stella Maris Rezende, Daniela Arbex e Marina Carvalho.


Estas 10 mulheres nascidas no estado de Minas Gerais serão celebradas na instalação, que além de contar um pouco da história de vida de cada uma e da obra, trará entrevistas, leituras na voz das autoras e cartazes disponíveis para doação ao público.


“É uma honra poder homenagear escritoras mineiras na nossa Ocupa, destacando, sobretudo, mulheres contemporâneas e plurais”, disse Leila.

Sobre a Ocupa Beauvoir


A Ocupa Minas é um projeto que conta com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e acontece durante o ano de 2020 em Poços de Caldas, com patrocínio do DME e apoio do Acervo Móvel. A Ocupa Beauvoir é um coletivo criada em 2018 como um movimento de apoio e fomento ao ativismo contra a desigualdade de gênero no mercado literário, dedicado a estimular o uso de arte urbana como manifesto e também como meio de acesso a leitura de escritoras mulheres.


Em 2019, a Ocupa Beauvoir realizou uma série com mulheres ativistas pelos direitos de outras mulheres assassinadas pelo Estado. Com o nome “de Rosa Luxemburgo à Marielle Franco: quem mandou matar?”, o projeto foi exposto na Festa Literária de Paraty, a Flip e teve distribuição gratuita de cartazes, bem como leituras das cartas escritas a estas mulheres pelas autoras convidadas. As cartas e ilustrações podem ser vistas no link http://margens.com.br/ocupa-beauvoir/


Além disso, no ano em que foi criado, foi selecionado pelo programa Laboratório de Inovação Cidadã, promovido pela Secretaria Íbero-americana, em Rosário, Argentina. Para 2019 o movimento feminista pretende ainda promover intervenções urbanas inspiradas em escritas mineiras e mulheres da ciência e da tecnologia, corpo, política, velhice, ancestralidade, etc.

Confira a lista das ilustradoras selecionadas


1. Bruna Rison - Santa Maria - RS - https://www.behance.net/brarqarte

2. Alanna figueiredo - Palmas - TO - https://figueiredoalanna.wixsite.com/ilustra

3. Aline Bispo - São Paulo - SP - https://www.behance.net/linocasza?tracking_source=search%7Clinoca%20souza

4. Karen Venturelli - Poços de Caldas - MG - https://www.instagram.com/kventurelli/?hl=pt-br

5. Gabriela Diples - Leme - SP - https://www.behance.net/gabrieladiples

6. Cláudia Jussan - Belo Horizonte - MG - https://issuu.com/claudiajussan/docs/mulheres_de_perto_claudiajussan

7. Paty Dibona - Rosário do Sul - RS - https://www.behance.net/rabiscosdapaty

8. Eliane Gonzaga - Salvador - Bahia - https://www.instagram.com/ganzalarts/?hl=pt-br

9. Renata Saturno - Recife - PE - https://www.behance.net/renatasaturno

10. Jess Vieira - São Paulo - SP - https://jessvieira.myportfolio.com/


0 visualização